A moção de aplausos foi uma iniciativa do vereador Alexandre Frota que destacou a importância do mestre das gaitas e seus mais de 60 anos dedicado à música.
A Câmara Municipal de Cotia recebeu na última terça-feira (17), o musicista Clayber de Souza, que, por meio do vereador Alexandre Frota (PDT), recebeu uma moção de aplausos em reconhecimento aos mais de 60 anos dedicados à música. Clayber é paulistano, mas escolheu Cotia para viver e, no auge dos seus 87 anos, a esperada homenagem deixou o músico emocionado e muito feliz. A moção ocorreu durante a 3ª Sessão Ordinária, da 1ª Sessão Legislativa, da 19ª Legislatura, que aconteceu na última terça-feira (18), às 10 horas, na Sala de Sessões vereador José Ernesto Ribeiro da Cruz, no centro de Cotia. “É muito contagiante o que estou sentido, me sinto um cotiano nato, apesar de ter nascido em São Paulo. Eu sou muito feliz em Cotia e participo desta cidade que me acolhe todos os dias”, disse Clayber, na tribuna. E como não poderia faltar, ele tocou na gaita a sua famosa versão do Hino Nacional Brasileiro autorizada pelo governo federal e, que já abriu grandes eventos pelo país.
Para o vereador Alexandre Frota, é importante destacar e homenagear o trabalho de cidadãos como Clayber, um dos maiores músicos do Brasil e do mundo, um gaitista sensacional e morador da nossa cidade. “Não poderia ser diferente, temos que homenagear em vida. E ter a oportunidade de ouvir o músico e sua gaita é preservar e entender a importância da cultura para a sociedade. A gente precisa dar a estas pessoas o respeito e o merecimento pelo que fazem pela cultura. São mais que histórias, são ensinamentos e um legado que se constrói a cada dia”. E acrescenta: “Foi muito acertada esta homenagem e tenho certeza que este dia ficará marcado na memória do Clayber e todos os presentes na Câmara Municipal de Cotia”.
Clayber de Souza é músico, harmonicista, gaitista e professor reconhecido internacionalmente e diplomado pela Academia Brasileira de Arte e Cultura por seu método didático de Gaita de Boca. E toda a homenagem ainda é pouco para quem executa 40 tipos diferentes de harmônicas e, em arranjos especiais, pode executar até seis instrumentos simultaneamente. O mestre das gaitas, foi eleito um dos 10 melhores harmonicista do mundo pela fábrica de gaitas alemã Hohner e, no Brasil, o melhor pela fábrica de Instrumentos “Hering”. Tem mais 62 discos e CD’s gravados e tocou ao lado de Oscar Peterson, Billy Eckstein, Flora Purin, Frank Sinatra, Hermeto Paschoal, Airto Moreira, César Camargo Mariano. E não acaba por aí: integrou o grupo Sambossa-5 e os trios “Sambalanço”, “Sambrasa” e “Jongo. É o currículo de quem faz da música sua arte e da sua vida uma trilha sonora de primeiríssima qualidade.
E esta vida cheia de histórias, grandes apresentações e muita música é retratada no livro “Gaita com Bossa”, escrito pela biógrafa Eliana Gola. O livro também deu vida ao documentário “Clayber de Souza, uma lenda da harmônica” de autoria do produtor e diretor de televisão Hélio Sileman, com roteiro do músico, baterista, pianista e percussionista Marcelo Adrio.
O vereador Alexandre Frota destaca ainda que já preparou uma nova moção de aplausos para o apresentador do programa de humor, a Praça é Nossa (SBT), o Carlos Alberto de Nóbrega. Além de um talento nato, o dono do banco da praça mais famosa do Brasil é muito querido pelos artistas pela forma como acolhe e promove os talentos brasileiros. “Precisamos fomentar a cultura não só na nossa região, mas em todo país. Por isto, continuamos nosso trabalho de uma maneira séria, para fazer de Cotia uma cidade cada vez melhor”, conclui.
Este dia ficará marcado na história da Música Popular Brasileira e na vida do mestre que encanta com sua arte, sua música, seu carisma e sua vontade de viver. Nossos parabéns a você, Clayber!